+ de 100 anos de História

O Teatro Clube de Alpedrinha foi fundado em Outubro 1893 pelo Dr. António Godinho Boavida, António da Costa Campos Patrício, João Correia de Castro, José Marques Tarouca e José Gouveia d'Almeida Baptista, com o intuito de dotar Alpedrinha de um novo teatro.

Na sua génese esteve o primeiro teatro do distrito de Castelo Branco, a "Casa da Ópera" também conhecida por Teatro do Calvário, fundado em 1839, por Teodósio Cerveira Alves de Sousa. Liderando um grupo de atores amadores composto por rapazes de Alpedrinha, empreenderam a tarefa de construir um teatro adaptando algumas casas no Bairro do Calvário para esse efeito.

Porém, a morte de Teodósio Cerveira em 1851 e o corte de relações entre o proprietário da "Casa da Ópera", Francisco Caldeira, com o grupo dramático levou ao encerramento deste espaço em 1855.