Saltar para os conteúdos
Zonda de conteúdos
Logo Secundário do Website

Uma conversa a quatro, entre duas, referente a oito

Teatro Uma conversa a quatro, entre duas, referente a oito

sáb, 08 outubro 2022 22h Alpedrinha

Sinopse

O espetáculo Uma conversa a quatro, entre duas, referente a oito parte de algumas ideias presentes no livro A Morte do Palhaço e o Mistério da Árvore, de Raúl Brandão. Nesta obra, encontramos diversas visões íntimas sobre a forma como uma pessoa se apresenta e interage com outros, em diferentes situações (no seu trabalho, na sua casa, na sua solidão, etc.). Com a personagem central, chega mesmo a existir uma fratura de personalidade entre cada circunstância. Este ser, este palhaço, acaba por espelhar um caso onde as diferenças entre o que o homem idealiza e o que ocorre na sua vida quotidiana são tão radicais que o próprio alcança um ponto de saturação e opta por findar a sua vida. Neste livro, aborda-se a ideia romantizada, mas nem por isso menos verdadeira, de que o amor é a única força capaz nos aguentar num mundo tão caótico como aquele em que nos encontramos, bem como a influência penosa do tempo nas pequenas frustrações banais de uma vida. Por último, expressa-se o desejo de fraternidade humana, corrompida pela falsidade com que nos relacionamos com os nossos pares.

Até que ponto é que uma postura mais disponível, generosa, e verdadeira pode atenuar as nossas desilusões? É a nossa ambição a nossa grande inimiga? Se o nosso oposto formos nós próprios, como lidar com a cisão interna que, inevitavelmente, vai surgir? Sendo o amor a peça maior da nossa existência, por que razão nos cega? Falamos mal e ouvimos pouco? É possível abandonar os prazeres materiais e a aparência superficial sem prejuízo à nossa condição na sociedade?

Neste trabalho artístico, iremos ponderar as razões que levam aos fenómenos descritos, as questões acima apresentadas e partilhar com o público perceções íntimas sobre o que é ser pessoa, num espetáculo, além da sua máscara. Este espetáculo tem como objetivo dissolver a barreira realidade/ficção e público/performer, convidando o público a participar ativamente na obra apresentada. Pretende-se um diálogo sobre a forma como quatro pessoas se enquadram perante o estado das coisas; sobre a forma como há questões transversais, relativas ao forro do próprio ser humano, que são intemporais e que nunca se diluem pelos demais acontecimentos do mundo exterior, mas que, quanto tanto, se agravam.

Cartaz de destaque do evento

Uma conversa a quatro, entre duas, referente a oito

Inspirado no livro, A Morte do Palhaço e o Mistério da Árvore, de Raúl Brandão

Direção e Texto: João Figueira