Lendas e Romarias da Beira

Literatura Lendas e Romarias da Beira

dom, 23 outubro 2022 16h00 Alpedrinha

No próximo Domingo pelas 16:00h temos a apresentação do Livro: Lendas e Romarias

As Romarias da

• Senhora de Mércoles (Castelo Branco)
  • Santa Bárbara (Lousa)
  • Santa Apolónia (Alcains)
  • Senhora da Orada (São Vicente da Beira)
  • Anjo da Guarda (Alpedrinha)
  • São Macário (Alcaide)

Serão apresentadas no próximo dia 23, domingo, às 16 horas, no Teatro Clube de Alpedrinha.

Em destaque estará naturalmente a Romaria do Anjo da Guarda que se celebra em Alpedrinha, no mês de agosto, numa manifestação popular que mantém viva a tradição mas também a devoção de quem em qualquer altura do ano se dirige à Capela do Anjo da Guarda para pagar uma promessa.

A apresentação do livro "Lendas e Romarias da Beira – Narrativas com Identidade" conta com o apoio do Teatro Clube de Alpedrinha e pretende ser um Encontro Aberto a toda a população da Vila.

Recordamos que Alpedrinha é um Território Literário Alma Azul, onde a produtora de atividades culturais, com sede em Alcains, promove a realização de Leituras em espaços públicos animação de Comunidades de Leitores e Residências de Escrita e Leitura.

O Encontro que se pretende ser informal e de conversa aberta, realiza-se no Teatro Clube de Alpedrinha, o mais antigo Teatro do Distrito de Castelo Branco.

Herdeiro da conhecida “Casa da Ópera”, o Teatro de Alpedrinha foi fundado em julho de 1893 e inaugurado em 12 de Novembro de 1894.

A iniciativa é uma produção da Alma Azul, editora do livro que reúne as Lendas e Romarias da Beira em parceria com o Teatro Clube de Alpedrinha.